15/08/2008 - 10h14
Direto da NEX: "MadWorld" mostra violência divertida
THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Cidade do Panamá
Durante o Nintendo Experience 2008 (NEX 2008), evento particular realizado nos dias 13 e 14 de agosto, na Cidade do Panamá, para jornalistas, revendedores e parceiros da América Latina, a Sega fez uma breve demonstração de "MadWorld", um dos frutos da parceria entre a produtora e a Platinum Games, formado por funcionários da extinta Clover Studios (de "Okami"). Foram 15 minutos que mostraram o quanto o jogo destoa da filosofia do Wii, focada em jogos casuais e experiências para a família.
É preciso sem demora acrescentar que "MadWorld" é fantástico, mas extremamente "hardcore", na linha de games como "No More Heroes", da Grasshopper. Além do preto e branco do visual, a única cor que dá o ar da sua graça é o vermelho, do sangue - em compensação, com muita abundância, já que há lances extremamente violentos no jogo.
Nada chocante, já que segundo a Sega a idéia é apenas se divertir, e não chocar. Faz sentido: o próprio estilo dos gráficos suaviza a experiência. O resto se resume a mortes horrendas - e engraçadas. A produtora mostrou um trecho da fase Downtown e muita das formas de interagir com o cenário, por assim dizer. É possível, dentre outras coisas, jogar o inimigo dentro de um barril de fogo ou então atravessar sua cabeça com um poste.
Chocante? Que nada. Além de legendas com a onomatopéia dos sons, bem ao estilo HQ, há dois comentaristas que acompanham a ação, fazendo piadas e conversando sobre as ações do jogador. Outro lance bem humorado são os minigames, como Man Darts, que consiste em rebater os inimigos em um imenso alvo, cheio de espinhos, para ganhar mais pontos.
Ao mesmo tempo em que "MadWorld" se diz "hardcore" em um console considerado "comportado", oferece aparentemente uma mecânica simples - ao menos, ao que se pôde apurar em 15 minutos de demonstração -, baseada na simples progressão por pontos, sem muita preocupação com enredo ou lances rebuscados.
Para completar, a Sega mostrou possibilidades de interação com o cenário em uma estação de trem. Dentre outros lances, o protagonista Jack agarrou um oponente e segurou-o de forma a bater sua cabeça seguidas vezes nos vagões do trem que passava. O lance causou risos entre os expectadores, além de uma imensa vontade de colocar logo as mãos no game, que figura entre os mais promissores do Wii.
"MadWorld" tem lançamento programado para 2009.
O jornalista Théo Azevedo viajou a Cidade do Panamá a convite da Nintendo.